07 outubro, 2011

falsidade, ingratidão, perdão

Resolvi escrever isso porque acho que tem umas coisas na vida que acontecem bem na hora que precisam acontecer. Tipo escrever agora. Tipo a yoga hoje.

Apesar de gostar, quase nunca faço yoga. Ontem e hoje eu fiz yoga. Esqueci o par de tênis em casa, e né, não tem como correr, pular e lutar sem tênis.

Aí hoje, na hora do relaxamento a professora colocou uma mensagem sobre perdão. “Lá vem” eu pensei. Mas até que não era melosa, aquelas coisas de power point. Tá, era um pouco melosa, mas só prestei atenção na parte legal.

P.S.: acho que estraguei a mensagem, ela nem tá parecendo tão legal quando tu chegares a ler, mas acredite em mim, ela era bem legal.


Mas antes de qualquer coisa, vamos contextualizar você, amigo leitor.


Seguinte: Na verdade, sempre achei perdão uma palavra muito forte. Muito séria, sisuda, e me lembra Igreja e Deus e aquela ladainha toda. Eu sempre fui do tipo “perdôo, mas não esqueço”. E eu não sei se isso é bem o que podemos chamar de perdão. Chame isso de rancor - pode até ser, mas só por um tempo. Não deixo isso me corroer, acho que é perda de tempo ficar triste ou com raiva de alguém bosta. Até que chega uma hora que vira pura indiferença. Se morrer, tanto faz. Sério. Acho que já disse isso aqui, mas é a pura verdade. Ou eu sinto pena. Pena por existir tanta gente pequena no mundo. Pena porque esse tipo não nasceu pra evoluir. Nunca vai saber o que é crescer; vai continuar vivendo e morrer como um verme, bicho nojento, que se esgueira e rasteja, sobrevivendo de restos. Restos da vida dos outros.


Agora, vamos à tal mensagem. Era mais ou menos assim:


Pra aprender a perdoar, você primeiro precisa aprender a SE perdoar.


E existem quatro etapas para saber se você é capaz de perdoar.


1- Dê um tempo

Ou seja, deixa baixo. Se alguém te fez alguma merda, espera um pouco antes de fazer algo a respeito. Deixa passar um tempo, a poeira abaixar. Resumindo: fica na tua, analisando a questão.


2 – NÃO LEMBRO, MAS NÉ, O QUE IMPORTA ESTÁ NOS PASSOS 1, 3 e 4 VIU


3 - Deixe a raiva de lado

Quando você pensa na pessoa e no que ela fez, e deixa de sentir raiva pra sentir PENA... É porque você está a um passo do perdão.


4 – Perdoe

Perdoe. Mesmo que seja um “Perdôo, mas se...”, “Perdôo, contanto que...”, “Perdôo, e vou esquecer isso...”, “Perdôo, mas não dou outra chance.”


Aí eu fiquei feliz, porque seguindo essa linha de raciocínio acho que sei perdoar. Até que chega um dia que não faz diferença sentir raiva ou tristeza ou qualquer coisa: o dia em que tu só queres evitar a fadiga.

5 comentários:

Renata disse...

Melhor do texto: a parte 2 que era tão sem importância que você esqueceu! HAHAHAHA você é ótima! :).

Eu ainda rasteio nesse quesito perdão, viu. Vou pro inferno. E vou feliz porque lá toca rockabilly!! Haha

Beijo!

Silvia disse...

HAHAHA, realmente, no Inferno toca rockabilly e as luminárias são de oncinha! :D

Guilherme disse...

"O perdão é entre eles e Deus. O máximo que eu posso fazer, é agilizar o encontro."

Denzel Fucking Washington

Citação necessária pra esse texto tão cheio de amor.

E com a qual eu concordo sem restrições.

Silvia disse...

Meu namorado é lindo, né?
NÃO RESPONDÃO

Ronise Vilela disse...

Migs, passei por situações das quais classificaria como imperdoáveis, mas, a pausa foi fundamental para aquietar a alma. Levei para lado da autoanálise. E quanto às outras pessoas, sou uma lady, mas não confio mais!
Besos

 

Made by Lena